KATA SEUS SIGNIFICADOS
E FORMA DE TREINAMENTO
Kata básico:
Heian shodan – Paz e tranqüilidade (um). Os kata heian são a base de todos os outros kata, devendo o praticante treinar com o Maximo de dedicação. Pois eles foram desenvolvidos para o aperfeiçoamento de técnicas básicas. Antes era conhecido como heian Nidam.
Heian Nidan - Paz e tranqüilidade (dois). Antes era conhecido como heian Shodan.
Heian Sandan - Paz e tranqüilidade (três). Os Heian eram conhecidos como Piñan.
Heian Yondan - Paz e tranqüilidade (quatro)
Heian Godan - Paz e tranqüilidade (cinco)
Tekki Shodan - Cavaleiro de ferro (um). Esse kata é muito forte, alem de uma excelente técnica de braço foi desenvolvido para fortalecer as pernas tendo em vista que ele é praticado do inicio ao fim em base Kiba Dachi aprimora a capacidade do praticante de gerar força nas pernas. Antes era conhecido como Naihanchi.
Tekki Nidan - Cavaleiro de ferro (dois). Foi desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma Tekki.
Tekki Sandan - Cavaleiro de ferro (três). Foi desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma Tekki
Kata avançados:
Bassai Daí – Romper a fortaleza ou atravessar uma fortaleza (forma longa). Antes conhecido como Passai.
Kanku Daí – Contemplar o céu ou olhar para o sol (forma longa). É o maior kata do estilo shotokan, permite que o praticante supere seus próprios limites, desenvolve a compreensão do próprio eu. Antes conhecido como Kushanku.
Jitte – Dez mãos. Técnicas para contra ataques de adversário com bastão.
Hangetsu - Meia lua. Contem excelente técnica de respiração para desenvolver o ki interior. Antes conhecido como Seisan
Empi – Vôo da andorinha antes conhecido como Wanshu.
Gankaku – Grou sobre a rocha. Antes conhecido como Chinto.
Jion – É o nome de um templo budista que quer dizer amor e gratidão. Excelente kata para desenvolver o equilíbrio espiritual.
Bassai Sho - Romper a fortaleza ou atravessar uma fortaleza (forma curta). Desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir das formas básicas do Bassai Daí.
Kanku Sho – Contemplar o céu ou olhar para o sol(forma curta)
Chinte - Mãos estranhas ou técnicas estranhas. Desenvolve a habilidade no praticante para que ele possa se defender de adversários mais fortes que ele.
Unsu - Mãos de nuvens. Esse kata é destinado à praticantes de alto nível técnico. Uma vez dominada todas as técnicas e movimentos deste kata, indica que o praticante estará preparado para qualquer tipo de situação.
Sochin – Espírito inabalável ou paz inabalável. Desenvolve um alto poder de concentração deixando o praticante desse kata com seu espírito tranqüilo e calmo.
Nijushiho – Vinte e quatro passos. Antes era conhecido como Niseishi. Seus movimentos se alternam de força seguida de suavidade e velocidade seguida de lentidão.
Gojushiho Daí – Cinqüenta e quatro movimentos (forma longa). Antes conhecido como Ouseishi.
Gojushiho Sho – Cinqüenta e quatro movimentos (forma curta)
Meikyô – Espelho limpo. Antes conhecido como Lorei.
Jiin – Amor e proteção ou amor universal. Gentil e delicado.
Wankan – Coroa real. Antes conhecido como Matsukase.
Forma de treinamento.
Kata são formas pré-estabelecida de técnicas conjugadas. O principal objetivo de um kata, é a busca do aperfeiçoamento.
Quando treinamos com esse objetivo de buscar sempre o melhor movimento, não nos damos conta de que cada vez mais que praticamos um determinado kata além de melhorarmos nossa técnica, automaticamente estamos polindo o nosso próprio corpo desenvolvendo qualidades físicas e habilidades que nem se quer sonhávamos adquirir.
Ao executar um kata devemos ter em mente tudo o que existe ou possa existir:
Quando uma pessoa esta executando um Kata, quem olha tem que ter a impressão de estar vendo alguém lutando com vários adversários imaginários a ponto de ficar realmente impressionado.
1- Cada Kata tem seus movimentos fixados, que tem que ser executados um a um de forma e ordem correta.
2-A execução do Kata devera ser feita em uma linha chamada (Embusem). Onde o primeiro e o ultimo movimento devera ser executado no mesmo ponto.
3- Ao iniciar e terminar um Kata deve-se fazer uma reverencia.
4- O ritmo deve ser seguido de acordo com cada kata. Onde houver movimentos de velocidade, esses deverão ter o Maximo de velocidade sem que altere a forma do movimento.
5- Para tentar chegar o máximo de perfeição em um Kata temos que ter em mente vários fatores. Velocidade de movimento, uso correto da força, contração e descontração do corpo na hora certa, ritmo, equilíbrio, postura correta, base correta, Kiai na hora certa, respiração, harmonia, beleza, pressão para baixo... Tudo isso, mas não necessariamente nessa ordem.
6- Para que você tenha um progresso significativo em um Kata o mesmo devera ser executado varias vezes por dia, buscando os mínimos detalhes. Até que o corpo se torne parte dele.
7- Existe farias formas de se treinar um Kata, á principio falarei apenas três que eu acho que são as principais para que vai iniciar nessa grande arte.
A- aprender a movimentação do kata (coreografia). Para onde vou, o que faço, para onde giro, peso na perna da frente, peso na perna de traz etc...
B- uma vez sabendo o que fazer, o kata devera ser executado sempre com o objetivo de melhorar cada vez mais, ir sempre alem de seus limites. Colocando em mente, que cada repetição de movimento devera ser sempre melhor que a anterior colocando o máximo de força (kime), respiração correta (ibuki), kiai na hora certa (grito dado em determinada parte do kata liberando a força interior) e espírito de luta (sanshin).
C- cada movimento tem que ser estudado a fundo, procurando compreender o significado e o porque e para que serve tal movimento. O Jutsu é muito importante dentro de uma arte marcial, sem ele nada funciona.
Rogério Coelho.´.