Disciplina:
liberdade ou prisão?
Muitas pessoas acreditam que ser disciplinado significa estar aprisionado a regras e padrões, que este fato lhes tira a liberdade. Será verdade? Essa crença vem da infância, quando os pais educavam seus filhos, muitas vezes de forma punitiva, era dito que eles estavam “disciplinando-os”. É preciso mudar essa crença urgentemente. Num mundo competitivo como vivemos atualmente, ser disciplinado é questão de sobrevivência. Poderia estar escrito em nossa bandeira: “disciplina e progresso”, o que acho infelizmente esta palavra está associada à punição ou a dor da ter que se esforçar. Vamos refletir a respeito disso: O 1ugar onde você esta hoje em sua vida, seu rendimento seu relacionamento, a casa onde mora, o carro que dirige, tudo isso é reflexo de decisões do passado. Tomamos decisões a todo instante em nossas vidas. Esse conjunto de decisões é responsável pelo nosso sucesso ou não. A disciplina serve para direcionar essas decisões. para que elas não fiquem ao acaso. Tudo o que vale a pena ser conquistado exige disciplina! O Japão é um país que teria todas as desculpas do mundo para ser, ainda hoje, uma nação derrotada. Em apenas 50 anos eles tornaram-se uma das grandes potências mundiais devido sua filosofia KAIZEN: “Ser melhor hoje do que ontem e melhor amanhã do que hoje – Melhoria constante e incessante’.
Para isso é necessário disciplina? Pode apostar que sim!
E importante trazer isso para sua realidade de vida e conscientizar-se que a disciplina é um conceito libertador. A disciplina para conversar com você mesmo de uma forma positiva diariamente, para ler, para se associar a pessoas bem sucedidas, para cuidar da sua saúde praticando uma atividade física, para planejar suas metas e objetivos. Para tudo isso a disciplina é realmente o caminho mais curto para o sucesso.
Convido você a fazer uma experiência por apenas 5 dias:
Toda noite escreva as atividades para o dia seguinte. Isso vai exigir esforço e disciplina, porém a sensação de riscar cada atividade realizada é muito poderosa e fortalecedora. Experimente avalie por si só os benefícios que irá obter em termos de produtividade e motivação pessoal. Você não tem nada a perder e muito a ganhar.
Esta na hora de utilizar uma “bússola” em sua vida. Tenho certeza que o resultado de uma experiência simples como essa fará com que você invista mais em se tornar uma pessoa disciplinada e, conseqüentemente alguém em direção á realização dos próprios sonhos.
Autor desconhecido.
Colaboração: Rogério Coelho*