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HISTÓRICO

As artes marciais se originaram na Índia por volta de século V e VI a.C., onde se encontram alguns indícios de combate. No ano 520 a.C., um monge budista chamado Bodhidharma, que era o 28o patriarca do Budismo, deixou sua elevada posição na Índia para difundir o budismo na China. Após uma viagem marcante através das montanhas do Himalaia, Nepal e Tibete, Bodhidharma chegou à corte do soberano Wudi da dinastia Liang.

No terceiro ano do reino do Imperador Xiaoming, Bodhidharma chegou ao templo Shaolin. Apesar da China ter milhares de templos, o templo Shaolin da província de Honan se destacava pelo o impacto significativo no desenvolvimento da sociedade Chinesa.

Xiaowen da última dinastia Wei no 19o ano do reino de Taihe foi quem mandou construir o templo Shaolin.

Bodhidharma ficou conhecido na China como Ta Mo e posteriormente no Japão como Daruna Taishi.

Bodhidharma ao fazer suas meditações com seus novos discípulos Dorin, Doiko e Keika pôde logo observar que eles, apesar de serem bons estudantes e praticarem com afinco os ensinamentos que ele lhes passava, não conseguiam permanecer por muito tempo meditando sem que sentissem sonolência e caíssem no sono, e suas pernas enfraqueciam cada vez mais.

- O espírito e o corpo devem estar unidos para haver um verdadeiro progresso espiritual.

Foi aí, que para melhorar as condições físicas e de saúde de seus discípulos, Bodhidharma passou a ensinar-lhes os 18 exercícios básicos do Vajramushti, pois não bastava apenas só a meditação. (Vajramushti era a arte marcial que os monges budistas praticavam na Índia para manter o corpo em ótima forma, além de uma excepcional defesa pessoal. Vajramushti é considerada a arte mais antiga de todos os tempos por volta de 3500 a.C.).

Um monge Chamado Chuch Yuan que era conhecedor de outra forma de luta juntou o seu conhecimento aos 18 movimentos de Bodhidharma e formou 72 movimentos. Esses movimentos foram mais tarde expandidos para 170 por um outro monge chamado Li. Esses 170 movimentos ficaram conhecidos como “Boxe do templo de Shaolin” ou Shaolin Kung Fu.

A partir daí, diferentes estilos de Kung Fu foram criados. O Governo Imperial Chinês que tinha uma política de perseguição sobre os Budistas fez com que o Templo de Shaolin assim como os milhares de templos menores fossem saqueados e queimados, sendo mais tarde reconstruído e novamente destruído por completo pelos Manchus durante a dinastia Ming.

Com a destruição, apenas cinco monges escaparam com vida. Os monges sobreviventes ficaram conhecidos como os cincos ancestrais. Eles se espalharam pela China, cada um ensinando seu próprio estilo de Kung Fu. Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou. Okinawa, que pertencia à China, obteve as suas artes marciais através dos cidadãos chineses que imigraram para a ilha. A partir daí, novos sistemas de combate se desenvolveram e passaram a chamar a arte em Okinawa de Tode (Mãos Chinesa, que também se lia Kara). Nessa ocasião, em 1400, quando a ilha foi dividida em três partes: HOKUSAN, HASHION e NAZAN, passou a ser proibido o uso de qualquer tipo de arma, e para se defender os okinawanos passaram a praticar diversos tipos de artes marciais com as mãos vazias. Quando o domínio chinês caiu, e a ilha foi dominada pelos Japoneses a proibição das armas continuou e as artes marciais Chinesas passaram a se chamar “Tê” que no dialeto de Okinawa significava mãos. Por ser uma arte nova até meado de 1900, ainda não possuía um nome definitivo, sendo conhecida apenas como a mão de Okinawa ou Okinawa-te. Naha, Tomary e Shury também praticavam a arte do TÊ. E ficaram conhecidas como Tomary-te, Shuri-te e Naha-te.

Em Shuri, Sakugawa (1733 – 1815) ensinou Matsumura (1796 – 1893), e este por sua vez, ensinou Itosu (1813 – 1915).

Em Naha, Seisho Arakaki (1840 – 1920) ensinou a arte a Kanryo Higaonna (1853 – 1916). Chojun Miyagi (1888 – 1953) desenvolveu o estilo hoje conhecido como Goju Ryu.

Em Tomari, desenvolveu-se a arte através dos mestres Kosaku Matsumora (1829 – 1898) e Kosaku Oyadomari (1831 – 1905), Matsumura ensinou Motobu (1871 – 1944), Oyadomari ensinou Chotoku Kyan (1870 – 1945).

Okinawa, localizado no Sul do Japão, é considerada o berço do Karatê. Antes era conhecida como Reino dos Ryukyus. Não se tem registro oficial de quando as artes marciais apareceram pela primeira vez em Ryukyus. Antigamente, todo treinamento era mantido em segredo, porém todos que praticavam a arte do “Te”, não divulgava o seu conhecimento para qualquer um, principalmente para estranhos. Os segredos da arte do "TE" foram mantidos em sigilo por muitos anos.

Em 1936, quando iniciou-se o conflito sino-nipônico, foi criada a palavra Karatê pelo já então Mestre Funakoshi. "Kara”, que no dialeto de Okinawa significa “China”, também se lia “vazia”. E devido à guerra com a China, os Japoneses não aceitavam nada que se referia ou pudesse lembrar a cultura Chinesa.

Funakoshi nasceu em 1868 em Shuri, Okinawa. Iniciou-se nas técnicas de Okinawa-te aos11 anos com o Mestre Yasutsume Azato que era considerado o maior especialista na arte do "TE". Treinou também com o Mestre Ankoh Itosu que lhe ensinou os Kata Heian, Tekki e outros. Itoso, Asato, Matsumura e Kiyona foram os Mestres de Funakoshi.

Em 1921, o príncipe herdeiro Hirohito visitou Okinawa e assistiu uma demonstração de "TE" e maravihou-se com a arte. No ano seguinte, o Ministério da Educação Japonesa enviou uma carta ao governo de Okinawa pedindo que mandasse um especialista em “Te” para fazer uma demonstração em um festival de Educação Física patrocinado pelo Ministério. Mestre Gichin Funakoshi foi escolhido. Além de sua habilidade na arte do “TE”, tinha uma boa condição social e uma vasta cultura. Após a apresentação de Funakoshi, os Japoneses ficaram muito entusiasmados com a arte do “TE” de Okinawa. Jigoro Kano, o fundador do Judô ficou tão impressionado que pediu ao Mestre Funakoshi para visitar Kodokan (templo do Judô). Funakoshi se sentiu honrado pelo convite e ficou muito orgulhoso de si mesmo, pois admirava muito Kano por ele ser um grande especialista em artes marciais.

Depois desse encontro histórico, Kano introduziu no Judô as técnicas de “atemi” em Kata, os famosos "Kime". A partir daí, o respeito de Mestre Funakoshi por Kano cresceu muito mais, não tendo limites inclusive depois de sua morte.

O Karatê foi incorporado na Universidade de Keio em 1924 como matéria de estudo e esse exemplo foi seguido por outras universidades Japonesas (Imperial de Tókio, Meiiji, Whasheda Chuno, Hosei, Nihon e outras). Os universitários foram os primeiros alunos de Funakoshi.

Aos 75 anos, em 29 de Janeiro 1939, Funakoshi deu o primeiro passo dentro de um Dojo de Karatê, feito de doações particulares. Uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: "Shotokan". "Sho" significa pinheiro. "To" significa ondas ou o som que as árvores fazem quando o vento bate nelas. "Kan" significa edificação ou salão. "Shoto" era o pseudônimo que Funakoshi usava para assinar suas caligrafias quando jovem.

Funakoshi passou então a ensinar o Karatê-jutsu “técnica das mãos vazias”. Dois anos mais tarde, substituiu o “jutsu" por "Do" que significa “caminho”. Passamos então a conhecê-lo como Karatê-do , “caminho das mãos vazias”. Em 1948, foi criada a Nihon Karatê Kyokai (Associação Japonesa de Karatê) tendo mestre Funakoshi como mentor, sendo assessorado diretamente por Massatoshi Nakayama e Hidetaka Nishiyama.

Ginchin Funakoshi morreu em 26 de Abril de 1957. Em seu túmulo está escrito. “No karatê não existe atitude ofensiva”.

 
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